Ciência di Noz Manera – 2ª edição
A segunda edição do programa Ciência di Noz Manera (CNM) conta com o apoio do consórcio RAISE. Graças ao financiamento da Comissão Europeia (ao abrigo das Ações Marie Skłodowska-Curie), conseguido pelo consórcio, esta edição vai poder alcançar ainda mais alunos/as.
A coordenação do CNM está a cargo de uma equipa de cinco comunicadoras/es de ciência e coordenadoras/es, que trabalham em dois institutos de investigação de ciências naturais – Fundação Champalimaud (FC) e Instituto de Medicina Molecular (iMM).
Para além do apoio na coordenação do programa, os/as cientistas do iMM irão também participar ativamente no programa. Nesta 2ª edição, estamos não só a trabalhar com mais cientistas, como já estamos a colaborar com três escolas identificadas pelo governo português como Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) – Escola Pedro D’Orey da Cunha, Escola Dr. Azevedo Neves e a Escola Marquesa de Alorna, localizadas na área da Grande Lisboa dada a proximidade física aos institutos de investigação.
O público alvo da 2ª edição do CNM são estudantes do 8º ano, uma vez que no final do 9º ano os/as alunos/as têm que escolher qual a área que deverão seguir (Ciências, Humanidades, Artes, Economia, ou um curso tecnico-profissional). Ao trabalharmos com estudantes do 8º ano também garantimos que a maioria muito provavelmente ainda se encontra a estudar na mesma escola no ano a seguir o que torna logisticamente mais viável a sua participação na Noite Europeia dos Investigadores, que em 2023 irá decorrer no dia 29 de Setembro.
Na 2ª edição: Nas fases I e II, participaram no total mais de 300 alunos/as das três escolas, sendo que para a implementação do programa contou-se com mais de 50 cientistas da FC e do iMM. Para a fase III, esperamos trabalhar com cerca de 60 alunos/as nas sessões de mentoria, dinamizadas por 19 cientistas.

Na edição de 2022/2023 o CNM está a decorrer entre Janeiro e Junho, estando novamente organizada em três fases:
- Fase I – Seminários: na escola os/as cientistas dão a conhecer a sua experiência de investigação e o seu percurso académico a todos os/as alunos/as. Duração de cerca de 60 a 90 minutos.
- Fase II – Workshops científicos hands-on: cientistas organizam experiências “mãos na massa” na própria instituição para os/as alunos/as visitarem. Duração de 3h00.
- Fase III – Sessões de mentoria: na escola os/as cientistas realizam sessões de mentoria a um pequeno grupo de alunos/as (4-5 alunos/as por mentor/a) acompanhando-os no desenvolvimento de um projeto numa área do seu interesse. Durante esta fase são ainda produzidos objetos/materiais através de um processo co-criativo entre alunos, cientistas e outros colaboradores, a serem apresentados na Noite Europeia dos Investigadores. Duração de 5 a 6 sessões de 60 a 90 minutos cada.
Para esta segunda edição, e após a realização destas três fases, poderá ainda ser organizado um campo de Verão, como período adicional de co-criação para a apresentação na Noite Europeia dos Investigadores.

Uma novidade nesta segunda edição, baseada no feedback recebido no ano piloto, foi a realização de formação para cientistas, que contou com o apoio do parceiro do consórcio, a Native Scientists, que realizou dois webinars de formação. O primeiro foi sobre comunicação em ciência, enquanto o segundo foi relativo às sessões de mentoria, aberto a todos/as os/as cientistas envolvidos no CNM.
Até agora já decorreu a fase I e II do programa. A fase III começa no dia 26 de Abril, em todas as escolas.
Deixamos aqui alguns bons momentos do que aconteceu até à data.

Financiado pela Comissão Europeia. A visão e as opiniões são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem o financiador deste projeto podem ser responsabilizados.