Cientistas nas Escolas

Cientista Regressa à Escola – 1ª edição

O “Cientista Regressa à Escola” (CRE) é um programa educativo de ciências dirigido a crianças do 4º ano de escolaridade (9-10 anos). Através deste programa, cientistas regressam à sua antiga escola primária (hoje em dia escola do 1º ciclo) para realizarem oficinas de ciência de 90 minutos para crianças da sua terra natal. A prioridade é dada a escolas localizadas em zonas de densidade populacional baixa e a escolas com níveis baixos de aproveitamento escolar. Ao longo de 2022, decorreram 30 oficinas do CRE em escolas de 14 municípios de Portugal Continental e Ilhas, que alcançaram 498 crianças, das quais 363 conheceram um cientista pela primeira vez.

Estas escolas pertencem a diferentes distritos, tal como se pode observar no mapa, sendo que a amarelo estão destacadas as oficinas desenvolvidas no âmbito do projeto RAISE.

Encontram aqui desenhos e frases criadas por crianças que participaram no programa em 2021/22. Os desenhos são realizados antes das crianças conhecerem uma pessoa cientista e visam ilustrar cientistas ou o seu local de trabalho.

Para participar visite o site www.cientistaregressaescola.pt

.

Financiado pela Comissão Europeia. A visão e as opiniões são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem o financiador deste projeto podem ser responsabilizados.