Pré-Eventos
- Atividades hands-on RAISE na Feira do Livro de Lisboa
Na Feira do Livro de Lisboa, que decorreu de 25 de maio a 13 de junho de 2023, no Parque Eduardo VII, o RAISE organizou um pré-evento para a Noite Europeia dos Investigadores em colaboração com a editora Gradiva.
Duas tardes foram dedicadas a experiências práticas adaptadas a famílias e crianças, organizadas pelo iMM.
“Músculo em 3D”, liderado pelo Laboratório do Edgar Gomes, ofereceu aos participantes a oportunidade de explorar modelos 3D de tecido muscular e células, proporcionando uma viagem imersiva às complexidades da biologia humana.
Na segunda tarde, a Unidade de Bioimagem do iMM cativou os participantes da Feira do Livro com “O micro-mundo: células, peixes e outros seres vivos ao microscópio”. Mergulhando no reino da microscopia, os visitantes espreitaram através das lentes do microscópio para descobrir as maravilhas do universo microscópico, desde tecidos complexos a amostras hipnotizantes de peixe-zebra.
- Campo de Férias Science on the Walls x RAISE
O consórcio RAISE – Researchers in Action for Inclusion in Science and Education, em colaboração com o projeto Science on the Walls (Ciência nas Paredes), realizou com sucesso um campo de férias na Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura. O programa, que decorreu em duas fases – de 24 a 31 de julho e de 4 a 9 de setembro – ofereceu a um grupo de crianças locais uma experiência educativa única, combinando ciência, arte e consciência ambiental.
Na primeira semana, os participantes desfrutaram de um leque variado de atividades. Destacaram-se um torneio de xadrez e oficinas sobre lixo e biodiversidade marinha, em parceria com a Kids Dive, que também contribuiu para a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas marinhos. Visitas enriquecedoras ao Oceanário e ao Jardim Zoológico de Lisboa, bem como uma conversa sobre biodiversidade, complementaram esta experiência educativa, que ficará na memória de todos os participantes, crianças, jovens e cientistas da Fundação Champalimaud.
Setembro trouxe mais criatividade e exploração científica. As crianças, agora jovens cientistas e artistas, participaram em oficinas práticas onde exploraram conceitos como o pH e a densidade, extraíram DNA da fruta e ainda viajaram até ao mundo da neurociência. Ao longo desta experiência, a arte também esteve sempre presente, com oficinas de serigrafia, bordado, cerâmica e música, culminando na criação de um mural em graffiti e de dois vídeos stop motion, conduzidos por artistas locais.
- Oficinas científicas práticas com cientistas da Fundação Champalimaud
- Oficina de serigrafia com Vitor (Bazofo)
- Oficina de bordado de roupas com Elda Joaquim (Kapulana San)
- Oficina de cerâmica (fabrico de azulejos) com Filipe Mendes e Sasha Webb
- Oficina de música com João Pina
- Pintura de um mural em graffiti com Moami, Manoel Quiteiro e Vírus
- Realização de vídeos stop motion com Giuliano La Franca, Millad Khonsorkh e Desirée Kong
.
As últimas duas fotografias foram tiradas pelo Fernando Ngloa, fotógrafo que colaborou no dia da pintura do mural.
Para concluir as atividades do campo de férias da melhor forma possível, as crianças tiveram a oportunidade de investigar poças de maré na Praia das Avencas, no dia 1 de outubro. Mais tarde, no dia 5 de novembro, exploraram as profundezas aquáticas e fizeram mergulho com a Kids Dive. Nestas atividades, as crianças tiveram a oportunidade de observar diferentes animais e aprender sobre a sua ecologia, comportamento e a melhor forma de os proteger.
Acreditamos no impacto que iniciativas como esta têm na capacitação de jovens e dos próprios dinamizadores das atividades e intervenções. Assim, o impacto deste campo de férias será avaliado pela ImpactEd, parceira do consórcio RAISE. Os resultados serão divulgados neste website, permitindo estudar o poder da educação inclusiva na ciência e nas artes.
Financiado pela Comissão Europeia. A visão e as opiniões são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem o financiador deste projeto podem ser responsabilizados.