Programa completo aqui!

A segunda edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), organizada pelo consórcio RAISE – Researchers in Action for Inclusion in Science and Education (Investigadores em Ação para a Inclusão na Ciência e na Educação) decorreu no dia 29 de setembro de 2023 na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Pensada para tornar a ciência mais inclusiva e acessível a todos, esta edição do evento, que é celebrado um pouco por toda a Europa, contou com a presença de mais de 1700 participantes que, ao longo de nove horas, tiveram oportunidade de conhecer mais de 50 atividades gratuitas em diferentes temas e formatos. O programa diversificado, incluindo oficinas de variadas áreas e um conjunto de outras atividades, desde visitas imersivas a laboratórios, speed dating com cientistas até comédia stand-up e concertos, resultou de várias colaborações estabelecidas ao longo dos últimos anos (por exemplo com a Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura e com a Instituição Particular de Solidariedade Social Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia) e foi desenhado para promover a interação entre alunos/as e professores/as, cientistas de diferentes domínios, artistas, famílias e desportistas.

A recolha de formulários de feedback durante o evento vai permitir a avaliação da experiência e do impacto que o evento teve em cerca de 50% dos participantes (uma percentagem superior à que tipicamente é conseguida para este tipo de eventos). Esta análise criteriosa será realizada em parceria com a ImpactEd.


Agradecemos a todos os nossos colaboradores e instituições:

Financiado pela Comissão Europeia. A visão e as opiniões são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem o financiador deste projeto podem ser responsabilizados.