Impacto

Todas as pessoas podem sonhar alto.
  • O que queremos mudar?

Todas as pessoas podem sonhar alto. No entanto, nem todos têm as mesmas oportunidades na vida para desenvolver todo o seu potencial e realizar os seus sonhos.

Se olharmos para o acesso ao ensino superior, por parte de adolescentes de minorias étnicas e migrantes, especificamente os de países de língua portuguesa, os números mostram que, em comparação com o grupo maioritário, estes alunos têm uma probabilidade significativamente maior de serem retidos um ano no ensino secundário (50% vs 20%) e duas vezes mais probabilidade de seguir cursos profissionais (78% vs 43%), percurso que muito raramente leva ao acesso ao ensino superior (DGEEC/MEC, 2016, Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior).

Através do projeto RAISE, cientistas puderam agir e ajudar mais pessoas, especialmente estudantes, a encarar a ciência e a tecnologia como aliadas, e não como inimigas, e sentir que podem ter sonhos e realizá-los.

Em paralelo, cientistas (e as suas instituições) e professores (e as suas escolas) também beneficiaram diretamente do RAISE. Os cientistas receberam formação e tiveram diversas oportunidades para praticar e desenvolver as suas capacidades de comunicação para públicos não científicos. Os professores, em conjunto com os cientistas e a equipa RAISE, puderam expandir e apoiar o desenvolvimento dos programas. Pretende-se assim aumentar a auto-confiança dos professores, uma atitude mais positiva em relação a novas formas de ensino e a compreensão mais profunda da ciência.

Em colaboração com a ImpactEd, uma organização de beneficência sediada no Reino Unido especializada na avaliação do impacto de programas educacionais, foi criada uma Teoria da Mudança para os nossos programas e um modelo estratégico de avaliação. Os resultados preliminares da avaliação de impacto dos programas mostram que ambos estão a alcançar eficazmente estudantes com baixo capital científico e que as suas perceções acerca dos cientistas e da ciência se tornam mais exatas, afastando-se de estereótipos. A perceção dos cientistas acerca da sua capacidade de comunicação para um público mais vasto também melhorou.

O relatório final de impacto do RAISE pode ser lido aqui (apenas disponível em inglês).

Financiado pela Comissão Europeia. A visão e as opiniões são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem o financiador deste projeto podem ser responsabilizados.