Sobre Nós

RAISE

"Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar"
Sophia de Mello Breyner
Poeta

O RAISE – Researchers in Action for Inclusion in Science and Education (Cientistas em Ação pela Inclusão na Ciência e Educação) – pretende alcançar membros da sociedade que continuam a ser excluídos ou que se sentem afastados da ciência. Como tal, tem como base um conceito de co-criação que combina atividades de cientistas nas escolas com a Noite Europeia dos Investigadores, nos próximos dois anos.

O nosso objetivo é produzir, a partir de colaborações e parcerias entre cientistas, alunos, professores, artistas e público em geral, duas edições da Noite Europeia dos Investigadores em conjunto com dois programas de comunicação de ciência ao longo de todo o ano – o Cientista Regressa à Escola (CRE) e o Ciência di Noz Manera (CNM).

O RAISE, realizado em Portugal, vai ligar cientistas e cidadãos, em particular crianças e famílias de comunidades desprivilegiadas, tornando a ciência mais útil e relevante para todos, contribuindo para um cenário inclusivo e diverso, tanto na ciência como no ensino.

Para promover de forma ativa e eficiente a diversidade e inclusão na ciência, o público-alvo principal do RAISE são crianças e adultos de comunidades menos privilegiadas. As metodologias usadas para implementar os programas dos cientistas nas escolas e os eventos da Noite Europeia dos Investigadores são culturalmente inclusivas e foram cientificamente testadas baseadas na evidência.

“RAISE for Wellbeing. RAISE for Social Impact.''

Financiado pela Comissão Europeia. A visão e as opiniões são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem o financiador deste projeto podem ser responsabilizados.