Cientista Regressa à Escola – 2ª edição
O “Cientista Regressa à Escola” (CRE) é um programa educativo de ciências dirigido a crianças do 4º ano de escolaridade (9-10 anos). Através deste programa, cientistas regressam à sua antiga escola primária (hoje em dia escola do 1º ciclo) para realizarem oficinas de ciência de 90 minutos com crianças da sua terra natal. A prioridade é dada a escolas localizadas em zonas de densidade populacional baixa e a escolas com níveis baixos de aproveitamento escolar. No ano letivo 2022/2023, realizaram-se 65 oficinas do CRE em escolas de Portugal Continental e Ilhas.
Estas escolas pertencem a diferentes distritos, tal como se pode observar no mapa.
A azul os municípios onde todas as crianças do 4º ano de escolaridade transitam para o 2º ciclo tendo já conhecido um cientista da sua terra-natal.
O objetivo é aumentar o número de oficinas realizadas anualmente, bem como o número de cientistas e crianças alcançadas, com o intuito de tornar Portugal o primeiro país do mundo onde todas as crianças transitam para o 5º ano de escolaridade tendo já conhecido um/a cientista. Nesse sentido, em 2023, os objetivos propostos foram atingidos, como se pode ver na figura abaixo, onde constam as oficinas realizadas desde o início do consórcio RAISE.
O impacto da edição de 2022/23 do CRE está a ser avaliado através da análise de questionários preenchidos pelas crianças, professores e cientistas antes e depois das oficinas, bem como do focus group realizado com cientistas participantes. Como resultados preliminares, sabemos que:
- A maioria das crianças que participaram têm pouco contacto prévio com a ciência e/ou conheceram pela primeira vez um cientista da sua terra natal através do CRE, o que sugere que o programa está, de facto, a alcançar as crianças com menor exposição à ciência;
- De uma forma geral, depois de participarem no CRE as crianças tendem a classificar a ciência mais como “útil” e menos como “difícil”, contribuindo para desconstruir estereótipos associados à ciência;
- As pessoas cientistas que participaram realçam a importância de haver atividades práticas de comunicação de ciência como o CRE para melhorar as suas competências de comunicação e notam que o CRE contribuiu para encontrarem novas formas de comunicar com diferentes audiências;
- A grande maioria dos professores (96%) manifestaram interesse em repetir a experiência no futuro e recomendariam o CRE a colegas.
Encontram aqui desenhos e frases criadas por crianças que participaram no programa em 2022/23. Os desenhos são realizados antes das crianças conhecerem uma pessoa cientista e visam ilustrar cientistas ou o seu local de trabalho.
Para participar visite o site www.nativescientists.org/cre
.
Financiado pela Comissão Europeia. A visão e as opiniões são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem o financiador deste projeto podem ser responsabilizados.