Cientistas nas Escolas

Ciência di Noz Manera

O “Ciência di Noz Manera” (CNM), é um programa inovador de educação científica destinado a estudantes do 8º ano de meios desservidos na área da Grande Lisboa, especialmente minorias étnicas, migrantes e raparigas, que são grupos sub-representados em STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Neste projeto os cientistas dirigem-se às escolas locais e desenvolvem um programa de mentoria ao longo do 2º semestre. O CNM tem a duração de 10 – 12 semanas e está organizado em 3 fases:

  • 1ª fase – Seminários: @s cientistas dão a conhecer a experiência de investigação e o seu percurso académico a todos os alunos. Duração de cerca de 60 a 90 minutos.
  • 2ª fase – Workshops científicos hands-on: @s cientistas organizam experiências “mãos na massa” para grupos de alun@s que se inscrevem para participar. Duração de uma tarde ou de uma manhã.
  • 3ª fase – Sessões de mentoria: @s cientistas realizam sessões de mentoria a um pequeno grupo de alun@s (~2 aluno@s/mentor), acompanhando-os no desenvolvimento de um projeto numa área do seu interesse. Durante esta fase são ainda criados objetos/materiais a serem apresentados durante a Noite Europeia dos Investigadores. Duração de 5 a 6 sessões de 60 a 90 minutos cada.

Após a realização destas três fases, poderá ainda ser organizado um campo de Verão, como período adicional de co-criação para a apresentação na Noite Europeia dos Investigadores.

A edição piloto do Ciência di Noz Manera aconteceu entre 2021 e 2022 na Escola Pedro D’Orey da Cunha na Amadora. Esta 1ª edição contou com >200 alun@s e 34 cientistas da Fundação Champalimaud.

Para participar contacte-nos.

Financiado pela Comissão Europeia. A visão e as opiniões são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem o financiador deste projeto podem ser responsabilizados.